( Lei) RIA- Núcleo de Leiria da Rede IberoAmericana de Animação Cultural

O desafio foi lançado e a equipa de Leiria da RIA resolveu aceitá-lo e pôr mãos à obra. Foi assim que nasceu (Lei) RIA.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DOCUMENTO SÍNTESE DO ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO DO NODO DE LEIRIA

Leiria
(Escola Superior de Educação e Ciências Sociais)
 25 de Novembro de 2011

No passado mês de Setembro, Leiria viu nascer o Nodo de Leiria da RIA – Rede Ibero-Americana de Animação Sociocultural e serviu o Encontro realizado no passado dia 25 de Novembro para que este fosse apresentado publicamente/oficialmente à comunidade. Pode-se assim dizer que este Encontro teve como principais objetivos:
1º - Fazer uma apresentação oficial do Nodo de Leiria junto de instituições, agentes culturais, associações, investigadores e comunidade.
2º - Dar a conhecer a RIA e as vantagens de se pertencer a esta Rede sensibilizando os presentes a inscreverem-se como sócios ativos do Nodo.
3º - Fomentar o trabalho em rede e em equipa proporcionando momentos de partilha de experiências, práticas e iniciativas no âmbito da Animação Sociocultural.
4º - Dar a conhecer e discutir com os presentes o 1º Plano de Atuação do Nodo de Leiria apelando à partilha de ideias e à participação ativa no mesmo.

Estes quatro objetivos norteadores do Encontro foram amplamente conseguidos uma vez que:
-       Foi feita a apresentação pública do Nodo com a presença quer das instituições parceiras, quer de muitos outros interessados nas questões da Animação Sociocultural e do Presidente da RIA que aprofundou o conhecimento desta Rede;
-         Foi feita uma divulgação bastante ampla e profunda sobre a RIA e das vantagens de se ser sócio da mesma;
-         Foram angariados novos sócios e sensibilizados possíveis interessados;
-      A divulgação do encontro pode ser classificada de eficaz dado que contamos com a participação de cerca de 130 participantes no evento;
-       Foram criados momentos muito profícuos de partilha de práticas e de projetos de Animação realizados já na comunidade de Leiria; 
-       Foi dado a conhecer o 1º Plano de Atuação do Nodo de Leiria permitindo uma reflexão em torno do mesmo e troca de opiniões. Este plano segue em baixo.

Deu-se início ao encontro com a presença do Professor Victor Ventosa, Presidente da RIA, e com representantes de Instituições parceiras colaboradoras no arranque/enraizamento do Nodo de Leiria que seguidamente se enunciam: Dr. Luís Barbeiro em representação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e o Dr. Gonçalo Lopes em representação da Câmara Municipal de Leiria.
Neste evento compreendeu-se um painel de oradores rico em experiências e conhecimentos, destaca-se a presença da Professora Eva Navarro (Universidade de Valladolid). Seguidamente, do Professor Paulo Lameiro da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, da Dr.ª Lígia Norte da Casa-Museu João Soares e da Dr.ª. Liliana Gonçalves da Biblioteca José Saramago (Instituto Politécnico de Leiria).
O Nodo de Leiria arranca com um conjunto de projetos, quer de carácter contínuo, quer de carácter mais pontual, designando-se o seu primeiro plano anual de atuação “Rostos: As Pessoas e a Cidade” que pretende envolver e mobilizar a comunidade e as suas associações.
Após a apresentação do Plano Anual de Atuação do Nodo de Leiria que no fundo são propostas que visam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural e comunitário da cidade de Leiria e das gentes que a habitam, ao mesmo tempo que se divulga a estrutura e funcionamento da RIA, foi dada abertura aos sócios e aos participantes para colaborarem com as suas ideias e propostas.
Ficou também definido que em breve se realizará uma Assembleia-Geral com os sócios de forma a poder também recolher as suas sugestões.
Este encontro de apresentação foi o início de um caminho de iniciativas que se prevê longo e benéfico quer para os dinamizadores quer para os beneficiários.







Sem comentários:

Enviar um comentário